O mito do Colesterol

Você acredita que o colesterol é inimigo do seu corpo? É muito provável que você tenha sido apresentado ao colesterol como o “vilão” do seu organismo, porém é hora de repensar sobre isso e descobrir como, na verdade, ele é o “mocinho” da história.

Antes de revelar sua real função em nosso corpo é preciso, primeiramente, entender o que é colesterol. Vamos lá?

O que é colesterol?

O colesterol é visto pela medicina tradicional como um tipo de gordura que, caso não seja controlado, pode ser uma ameaça para nosso corpo e causar doenças cardiovasculares como, por exemplo, um infarto ou derrame.

Explica-se que isso ocorre porque ele pode se depositar nas artérias, estreitando os vasos e impedindo o fluxo de sangue no organismo.

A maior parte do colesterol que circula no sangue é produzido pelo fígado e o restante é produzido através da alimentação. Sua locomoção no organismo é feita pelas chamadas lipoproteínas HDL, LDL e VLDL.

  • HDL (high density lipoproteins) são lipoproteínas de alta densidade, conhecidas como o “colesterol bom”.
  • LDL (low density lipoproteins) são lipoproteínas de baixa densidade, conhecidas como o “colesterol ruim”.
  • VLDL (very low density lipoprotein) são lipoproteínas de densidade muito baixa, conhecidas como o “colesterol ruim”.

Mas será mesmo que existe colesterol bom e colesterol ruim? Será que para vivermos de forma saudável precisamos, realmente, baixar o nível de colesterol? É o que veremos a seguir!

O Mito do Colesterol

Na década de 1930, pesquisadores encontraram o colesterol como um dos componentes das placas ateroscleróticas e, portanto, concluíram que ele era o principal responsável pelas doenças cardíacas.

Baseado nos limites da tecnologia usada naquela época fazia sentido chegar a essa conclusão porém, atualmente, sabemos da complexidade e perfeição do corpo humano e não temos mais como dizer que ele é como uma tubulação de canos que entope e para de funcionar, ou seja, que o colesterol tem a capacidade de entupir as artérias e, por isso, as pessoas podem morrer de infarto por exemplo.

Dr. Lair Ribeiro, mestre em cardiologia, autor de mais de 100 trabalhos científicos publicados e de livros best sellers nos fala de alguns mitos sobre o colesterol, vejamos 08 mitos que ele aborda:

  • Mito 01: Alimento gorduroso faz mal para o coração: Na realidade o coração gosta de gordura, 70% da energia que o coração usa provém da gordura e não do carboidrato.
  • Mito 02 – Colesterol alto causa doença cardíaca: Esta foi uma hipótese e nunca, de fato, foi comprovada.
  • Mito 03 – Alimento gorduroso aumenta o colesterol: Na verdade o colesterol aumenta devido ao consumo de carboidratos.
  • Mito 04 – O colesterol alto no sangue bloqueia as artérias: Ele não é inimigo do nosso corpo, pelo contrário, ele ajuda e salva a artéria quando ela está lesada.
  • Mito 05 – Colesterol baixo prolonga sua vida: Isto não é verdade, nunca teve comprovação desses fatos.
  • Mito 06 – O remédio estatina faz bem para a saúde: Além de não fazer bem, a estatina faz muito mal para sua saúde agindo como um veneno para seu corpo.
  • Mito 07 – Os cientistas apoiam a hipótese de que o colesterol causa doença cardíaca: Isto está errado, todos os cientistas pesquisadores acham que esta hipótese não procede.
  • Mito 08 – Colesterol é feito de gordura: Ele é feito de carboidrato, principalmente do fígado.

Dr. Lair Ribeiro alega, ainda, que existem estudos com crianças que constataram que quanto mais alto o colesterol, mais elas sobrevivem a uma infecção. Outros estudos comprovaram que quanto mais alto o colesterol em pessoas com mais de 65 anos, melhor e maior a sua sobrevivência.

“Desafio qualquer um a me provar que baixando o colesterol, baixa-se o risco cardíaco” Dr.Lair Ribeiro

Percebemos então que a busca incessante por baixar o colesterol precisa urgentemente ser revista e repensada.

A seguir, para reforçar a sua importância e fortalecer a quebra desses mitos veremos, através da Germânica, qual a real função do colesterol em nosso corpo.

O Colesterol na visão da Germânica Heilkunde

A Germânica Heilkunde,  através de milhares de estudos comprovados pelo Dr.Hamer, veio para quebrar paradigmas e mostrar como, de fato, nosso corpo funciona.

Uma das grandes lições da Nova Medicina é demonstrar que a nossa natureza é perfeita e que jamais nosso corpo fará algo contra ele próprio.

Assim sendo, o colesterol alto não é algo ruim e seu nível irá variar de acordo com a necessidade do organismo e, sempre, com o objetivo de ajudar o mesmo a sobreviver.

A doença cardíaca acontece por um outro motivo que ativa o acúmulo de colesterol no organismo. Isso nos mostra, consequentemente, que não é quantidade de colesterol que precisa ser tratada mas sim a raiz, o motivo que causou o aumento e acúmulo do colesterol no organismo.

O colesterol alto ocorre por uma função biológica quando existem conflitos biológicos muito específicos.

Uma das respostas do corpo a estes conflitos é o aumento do colesterol, ou seja, eventos que ocorrem em nossa vida como a auto desvalorização ou perda de um território como, por exemplo, a perda de um trabalho podem levar a uma necrose nos vasos.

Após ocorrer a necrose é necessário a restauração dos vasos que é feita com a ajuda do colesterol e, exatamente por isso, o nível de colesterol precisa aumentar para ser capaz de restaurar e ajudar nosso organismo a voltar à sua normalidade.

“Fazer uma ligação entre o colesterol elevado e o início de um ataque cardíaco é um erro fundamental no raciocínio científico.” Dr.Hamer

Quando o processo de cura é prolongado devido, por exemplo, a gatilhos do conflito tornando-o recorrente, o corpo precisa produzir mais colesterol gerando um acúmulo de placas que forma a arteriosclerose, ou seja, o “endurecimento” dos vasos sanguíneos. Todavia, o infarto não é causado pela arteriosclerose.

Estudos publicados no American Journal of Cardiology, em 1988, comprovaram resultados que contradizem a teoria do bloqueio da artéria coronária pois, mesmo que as artérias coronárias estejam num alto grau de entupimento, o sangue mesmo assim consegue chegar aos músculos do coração através de vasos colaterais que entram em ação e ajudam a suprir esse órgão.

Percebemos que, independente do entupimento dos vasos, o nosso corpo responde e ativa uma nova solução para que o sangue cumpra suas funçōes e fica claro, mais uma vez, que o colesterol não é a causa das doenças cardiovasculares.

“O colesterol é importante para a saúde cardiovascular. O colesterol é um ingrediente necessário em qualquer tipo de reparo celular ”. Dr. Ron Rosedale, M.D., O Mito do Colesterol

Até mesmo o LDL conhecido tradicionalmente como o “colesterol ruim” , em verdade, é um colesterol bom que contribui com nosso organismo pois, por ser pegajoso, é considerado ideal para fazer a reparação da parede dos vasos sanguíneos.

Por último, vale ressaltar um dado alarmante já que os medicamentos para baixar o nível de colesterol estão entre os mais vendidos mundo.

Uma vez sabendo que o colesterol não é um “vilão”, é preciso repensar o uso de medicamentos como as estatinas para prevenir doenças cardíacas que, na verdade, suprimem a produção de colesterol no fígado, danificam tecido muscular como, por exemplo, o músculo cardíaco comprometendo o bom funcionamento do nosso organismo.

“A indústria farmacêutica é que está por trás e tomou conta do cérebro do médico […] e o médico sai de lá educado para trabalhar somente com a indústria farmacêutica, que não está preocupada com a saúde … ela (a indústria) está preocupada em vender remédios e nós acabamos seguindo isso” Dr. Lair Ribeiro

Conclusão

Existem muitos mitos a respeito do colesterol que precisam ser quebrados para que possamos compreender o real funcionamento do nosso corpo. Muitas pessoas, infelizmente, acreditam que o colesterol é um inimigo e até se medicam sem saber que, no fundo, estão comprometendo a sua saúde. Quanto mais conhecimentos tivermos acerca do colesterol, mais poder teremos de tomar açōes conscientes e assertivas para uma vida saudável. Pense nisso…

Gostou do artigo? Compartilhe com outros profissionais da saúde ou com um amigo querido que poderá ajudar.

Conheça ainda mais a Germânica Heilkunde através do nosso ebook:

Nova-medicina-germanica-pdf

Este blog é apenas um blog educativo. As informações e serviços aqui contidos não devem ser interpretados como um diagnóstico, tratamento, prescrição ou cura para a doença. Aqueles que buscam tratamento para uma doença específica devem consultar seu médico para determinar o protocolo de tratamento adequado, correto e aceito antes de usar qualquer coisa que é divulgado nesta página. O material referenciado acima reflete a convicção sincera da Dra. Marina Bernardi sobre esta nova medicina.

.