A retenção de líquido e as suas emoções

A retenção de líquido é a acumulação excessiva de água no organismo. O problema atinge principalmente as mulheres no período pré-menstrual. O acúmulo de líquidos causa mal estar e inchaço nas mãos, pernas e tornozelos. Também é comum que o inchaço seja acompanhado de dores na cabeça e no peito, aumento de pressão e irritação. As mulheres com retenção de líquido parecem ter ganhado peso, sem motivo aparente, principalmente em casos de retenção hídrica generalizada, com aumento da região abdominal e toráxica.

O acúmulo de líquidos pode ser causado por vários motivos. Entre os principais estão: o mau funcionamento dos rins; problemas circulatórios, especialmente do sistema linfático; consumo elevado de sal; alterações no metabolismo decorrentes da menstruação ou gravidez e também as nossas emoções.

O equilíbrio mental passa pela gestão do stress e das emoções. De facto, períodos de maior stress e ansiedade levam o nosso corpo a colocar-se “em alerta”, produzindo mais hormônios do stress, que promovem a retenção hídrica: adrenalina, noradrenalina e cortisol.

Assista aqui o vídeo sobre a Retenção de líquido e as influências dos impactos da sua vida e as emoções: